6. Membro | Member – Marta Lemos

Marta Lemos

É antropóloga, licenciou-se em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa e é mestre em Applied Cultural Analysis pela Universidade de Copenhaga. Desde 2015 que tem vindo a trabalhar com refugiados, inicialmente num centro comunitário de apoio a refugiados e requerentes de asilo em Copenhaga e posteriormente na investigação académica quer na Dinamarca, quer em Portugal. Os seus atuais interesses recaem nos usos e recursos que os refugiados fazem das tecnologias digitais e também nas políticas de acolhimento e integração de refugiados em Portugal, em particular, nas dimensões emocionais, identitárias e do bem-estar. É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia com o projeto “Identidade, Emoções e Bem-Estar. Experiências de processos de acolhimento e integração de refugiados e requerentes de asilo em Portugal” – 2021.08196.BD e doutoranda integrada no CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, polo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Encontra-se igualmente integrada no projeto “A Integração de Refugiados em Portugal: Uma Avaliação dos Deveres Morais de Assistência e das Políticas de Integração no Contexto das Políticas e dos Valores Europeus” – PTDC/FER-ETC/30378/2017.

PUBLICAÇÕES RECENTES

Lemos, Marta. 2022. “Noções de ‘lar’ e ‘conforto’ para um grupo de requerentes de asilo na Dinamarca”. In O que é uma Casa?. 71-77. Viana de Castelo, Portugal: Sersilito.

Lemos, Marta. 2021. “Intimidade e Emoções num Centro de Acolhimento de Refugiados em Portugal. Working Paper CRIA nº20 (2021)”. https://cria.org.pt/pt/working-papers

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.