Em 2017, Francisco Pereira Coutinho e Emellin de Oliveira (Professor e Doutoranda na NOVA School of Law, respetivamente) escreveram um projeto que visava ativar a terceira missão da Universidade: o apoio à comunidade.
Em 2019, a NOVA School of Law (representada por Francisco Pereira Coutinho e Emellin de Oliveira) e a Escola Nacional de Saúde Pública – NOVA ENSP (representada por Sónia Dias), após a aprovação da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, apresentaram oficialmente o projeto NOVA Refugee Clinic.
A NOVA Refugee Clinic se consubstancia num projeto que envolve todas as unidades orgânicas (UO) da Universidade NOVA de Lisboa, cabendo a cada uma das UO’s criar uma clínica relacionada aos cursos que as compõem.
A primeira UO a criar uma clinica foi a NOVA School of Law, com a sua Legal Clinic. Mais sobre a história da Legal Clinic aqui.
A NOVA FCSH é a segunda UO a criar a sua clínica, nomeada de Asylum Policy Lab e coordenada por Gabriele de Angelis, contando com o apoio da Consultora Emellin de Oliveira.
O Asylum Policy Lab é um Laboratório Universitário de Políticas Públicas da NOVA FCSH, que desenvolve atividades no âmbito da política de asilo e de migração.
As suas atividades incluem estudos, consultoria e formação sobre as políticas migratórias – com especial atenção às de asilo – ao nível internacional, europeu e nacional.
Os destinatários das atividades de consultoria e formação são as organizações públicas e da sociedade civil, bem como todas as entidades que se encontrem ativas no acolhimento e na integração de requerentes e beneficiários de proteção internacional em Portugal.
